Aqui, partilho afectos.
E escrevo o que penso, do que gosto, do que me inspira.


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Luís XIV e o Amor

Não escondo que tenho pelo Rei Louis XIV um afecto muito especial, que tem feito de mim, desde à 26 anos, uma acérrima estudiosa dele próprio e do seu reinado.
Na minha biblioteca existem numerosos livros sobre este fascinante Rei.
Quero começar a biblioteca virtual do meu Blogue, com um livro que recomendo a todos que gostem de Romances Históricos:
Luís XIV e o Amor
(As Mulheres na Vida do Rei-Sol)
De Antonia Fraser

Sinopse
Luís XIV reinou em França de 1643 a 1715, ou seja, desde os 4 anos até aos 77, data da sua morte. Sobre a sua corte, escreveu Henriqueta Ana, Duquesa de Orleães e sua cunhada: «Acredito que as histórias que se escreverão sobre esta corte depois de todos nós termos desaparecido serão melhores e mais emocionantes do que qualquer romance, e receio que aqueles que vierem depois de nós não consigam acreditar nelas e pensem que são apenas contos de fadas».
Antonia Fraser dá vida a esses «contos de fadas», retratando magnificamente a corte de Luís XIV - a magnificência, o esplendor artístico, as intrigas, os elaborados rituais e, em certos casos, o absurdo e a infelicidade.
Luís XIV e o Amor descreve a galanteria destas relações, as amizades que escondem o amor, a subtil arte de cortejar, e os mais frívolos e por vezes perigosos jogos de sedução.
Chamando a atenção para o significado político das figuras femininas deste período, este livro também reflecte inevitavelmente algo da condição das mulheres de um certo estatuto social no século XVII francês. Antonia Fraser analisa as suas escolhas e até que ponto estas mulheres - esposas ou amantes - controlavam os seus próprios destinos.

2 comentários:

  1. Querida Lita, aceitei o convite de minha querida amiga Ana Maria para vir conhecer seu cantinho e me surpreendo com belas palavras e bom aconchego.

    Seja muito bem vinda nesse mundo virtual, no qual tenho alguns amigos muitos especiais e a Ana é uma dessa amigas de alma.
    Espero que você se torne também muito especial para o meu dia a dia.
    Me visite e se gostar do que ver, fique por lá.
    Beijos de lírios.
    Lua.
    http://naturezadeluanegra.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lua. Vou concerteza visitar o seu Blog e já sei que vou gostar.
      Beijinho

      Eliminar