Aqui, partilho afectos.
E escrevo o que penso, do que gosto, do que me inspira.


terça-feira, 12 de junho de 2012

Marchas de Lisboa



Na noite de Santo António (12 para 13 de Junho), Lisboa sai à rua para o desfile das Marchas Populares dos Bairros Típicos de Lisboa. Tradicionalmente, este desfile é na Avenida da Liberdade, entre o Marquês de Pombal e os Restauradores , onde  as Marchas, numa explosão de cor e alegria, fazem as suas coreografias de danças e cantares.
As Marchas tiveram início em  1932,  a partir de uma ideia de Leitão de Barros, realizador de cinema e promotor cultural, como resposta a uma encomenda do director do Parque Mayer, Campos Figueira, para criar em Junho desse ano um espectáculo capaz de prender a atenção do povo de Lisboa.

As Marchas foram então transpostas para o cinema,  no filme “A Canção de Lisboa” de Cottinelli Telmo em 1933, tendo como protagonistas Vasco Santana e Beatriz Costa.


6 comentários:

  1. Lita,deve ser muito bonita essa marcha!Bjs e meu carinho,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anne, é um concurso, onde várias marchas desfilam pela Avenida. No final há votação para eleger a vencedora. Um espectáculo muito bonito, cheio de cor e alegria.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Mana linda postagem, adorei porque eu AMO as Marchas, infelizmente não vou poder ir vê-las ao vivo, mas estou a assistir na TV e estou a adorar. E não te esqueças amanhã é dia da procissão do nosso Santo António, não vamos faltar!
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb vi... sim,amanhã temos procissão de Sto António.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá querida vim conhecer o blog vi no da sua irmã beijos Leila

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. Volte sempre!
      Beijinho

      Eliminar