Aqui, partilho afectos.
E escrevo o que penso, do que gosto, do que me inspira.


terça-feira, 7 de agosto de 2012

A caixinha porta-retratos de Louis XIV

Em 25 de Fevereiro de 2009, no decorrer de uma venda da fabulosa colecção privada do falecido Yves Saint-Laurent, na sala Christie's de Paris, no departamento de Objectos de Arte do Museu do Louvre, encontrava-se uma importante e raríssima caixinha porta-retratos (retratos em miniatura) de Louis XIV. Estimada por um valor inicial de 200.000 a 300.000 €, foi finalmente adquirida por 481.000 €uros.
Com 7,2 cm de altura, a caixinha é composta de um retrato miniatura do rei Louis XIV numa moldura oval decorada com 10 diamantes talhados em rosa e mais 40 pequenos diamantes, terminando com uma coroa real composta de 5 diamantes de 9 facetas e 23 diamantes mais pequenos. Esta autentica e preciosa jóia composta por 78 diamantes de diversos tamanhos, serve de moldura incomparável para un retrato real esmaltado atribuído ao pintor Jean Petiot (1607-1691), enquanto que a moldura se deve ao joalheiro e ourives Pierre ou Laurent Le Tessier de Montarsy.
Originalmente, as caixinhas de retratos eram concebidas para ofertas diplomáticas em todas as cortes europeias. Sabe-se actualmente que foram fabricadas mais de 300 caixinhas destas, no decorrer do reinado de Louis XIV, mas muito poucas terão chegado aos nossos dias.

8 comentários:

  1. Nossa que preciosidade!!!!
    Amada amiga te desejo uma semana de paz e alegrias.
    Beijinhos de camomila amiga.
    Lua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Querida Amiga! Igualmente.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. que relíquia cara hein Lita, mas faz parte da historia da França, eu usaria para outros meios mais importantes, como a fome por exemplo.

    um bju minha linda,uma terça-feira iluminada para vc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem dúvida uma relíquia cara, que faz parte da História de França e que deveria estar num museu...
      Para combater a fome, eu sugeriria usar o dinheiro com q se faz a guerra...
      Beijinhos, amiga Fatti e uma boa 4ª feira para si.

      Eliminar
  3. Lindo e tantas lembranças. Uma tia avó tinha deles. Lindo! beijos,chica

    ResponderEliminar
  4. Lindas lembranças,uma raridade.
    Gosto de vir aqui.
    Nunca lhe falei mas o nome de seu blog me emociona, gosto dele.
    "Mistura de afectos", eu não sei explicar, mas toca meu coração com suavidade e ternura sempre que venho aqui.
    Muito obrigada Lita, por esse presente e por esse toque em meu coração a cada vinda aqui.

    ResponderEliminar
  5. Querida Maria Teresa, não imagina como fico feliz ao ler as suas palavras tão gentis e carinhosas. É precisamente essa ternura que diz que sente ao vir aqui, que eu pretendo transmitir. O meu Blog é uma mistura dos meus próprios afectos, do que gosto e me faz feliz.
    É sempre um prazer recebê-la aqui...
    Beijinhos

    ResponderEliminar