Aqui, partilho afectos.
E escrevo o que penso, do que gosto, do que me inspira.


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Le Château de Vaux-Le-Viconte


Este castelo, autêntica jóia arquitectónica, serviu de inspiração para a construção do Château de Versailles, e é chamado de o “pequeno Versailles”, mas, ao seu proprietário, Nicolas Fouquet, custou-lhe a sua liberdade e, por fim, a própria vida. O rei apreciava-o muito pela sua habilidade em assuntos financeiros, mas… ele atreveu-se a superá-lo.
Fouquet tinha um gosto requintado e reuniu para a construção do castelo, os melhores artistas da época: Le Vau, para a construção, Le Brun para a decoração e Le Nôtre para desenhar os jardins. O Rei Louis XIV foi convidado para a festa de inauguração , em 1661, uma das mais belas festas do séc.XVII,  mas não gostou nada que lhe fizessem sombra. Quinze dias mais tarde mandou prender Fouquet, que passou o resto da vida na prisão, enquanto o rei contratava os mesmos artistas para que lhe construíssem um palácio insuperável: Versailles.
O castelo está construído sobre um terraço que domina os jardins, canais, lagos e pontes, e oferece uma vista espectacular.
O castelo pode ser visitado e tem um museu – Le Musée des Equipages, dedicado às carruagens puxadas por cavalos.
O Château de Vaux-Le-Viconte fica situado a 51 Km a sudoeste de Paris, no Domaine de Vaux-Le-Viconte, 77950 Maincy



1 comentário:

  1. Eu vou te consultar sem sombra de dúvidas!!! rs
    Mas, não sei ainda rs
    Quero ir a Paris, deve ser magnífico, mas acredito que no momento preciso mesmo é ir a Índia.
    Uma viagem espiritual...
    Beijos

    ResponderEliminar