Aqui, partilho afectos.
E escrevo o que penso, do que gosto, do que me inspira.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Le Château de Saint-Germain-en-Laye


O château de Saint-Germain-en-Laye é a antiga residência dos reis de França e foi local de assinatura de muitos tratados de paz e de editais reais.
Situado no centro de Saint-Germain-en-Laye nas Yvelines, fica a 20 Km de Paris e abriga actualmente o Museu de Arquelogia Nacional (le Musée d'Archéologie nationale).
A histórica cidade de Saint-Germain-en-Laye situa-se à volta do castelo real, que foi na sua época, o preferido de Louis XIV.
Foi François I quem mandou construir o actual Château Vieux e conservou a capela de Saint-Louis e a torre de homenagem do séc. XIV, que hoje coroa um campanário.
Mais tarde Le Nôtre desenhou os jardins e la Grande Terrasse, com mais de 2.400 m de comprimento, obra-prima de perspectiva, que oferece uma vista panorâmica excepcional sobre todo o vale do rio Seine.
Durante muitos anos Saint Germain foi a residência do Rei-Sol, e naquela época construíram-se muitas mansões particulares para os membros da sua Corte. Quando o Rei Louis XIV foi viver para Versailles, em 1682, o castelo ficou abandonado, e foi Napoléon III que o reformou e o converteu no Museu Nacional de Arqueologia. O museu reúne colecções arqueológicas que ilustram a vida de França, desde os primeiros tempos até à idade média.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário