Aqui, partilho afectos.
E escrevo o que penso, do que gosto, do que me inspira.


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O "Martinho da Arcada"


O café "Martinho da Arcada" é um dos locais mais emblemáticos de Lisboa. Fica sob as arcadas da Praça do Comércio, foi inaugurado em 1782, e ficou sempre conhecido pela sua ligação a escritores e personalidades da cultura.
Um dos seus mais ilustres clientes foi o poeta Fernando Pessoa que quando não estava n’ A Brasileira, costumava fazer aqui as suas refeições e passar longas horas escrevendo, sempre na mesma mesa. As paredes encontram-se decoradas com fotografias do poeta e até tem a cópia do seu Bilhete de Identidade.
Outras  personalidades da cultura portuguesa como o pintor Amadeo de Souza-Cardoso e o poeta Cesário Verde também foram clientes habituais. Actualmente, é sobretudo escolhido por turistas para beber  um café ou um copo na esplanada virada para a Praça do Comércio, mas o Martinho da Arcada também serve almoços e jantares de cozinha portuguesa.

(fotos da net)

 
 

1 comentário:

  1. Um café é sempre um lugar onde escritores e artistas (em geral) estão se sentindo muito bem... A atmosfera é grande, em qualquer lugar do mundo. Eu admito que eu me sinto ótimo em lugares como este. Bons pensamentos no final do săpătămână!

    ResponderEliminar