Aqui, partilho afectos.
E escrevo o que penso, do que gosto, do que me inspira.


domingo, 23 de dezembro de 2012

O meu Natal

 
Dezembro sempre teve para mim, um encanto muito especial... Sempre gostei do Natal. Não do Natal das prendas obrigatórias e excessivas, do consumismo desenfreado, mas sim o Natal tranquilo, doce... E infalivelmente vem-me à memória o Natal da minha infância, cheio de cor, cheiros e alegria.
A árvore de Natal era um pinheiro arrendondado verdadeiro, com o seu cheiro característico, e do qual pendiam bolas coloridas, chocolates em forma de bolas, carrinhos, chapéus de chuva, pais natal, palhacinhos, e umas fitas lindas e cheias de cor. E o presépio... preparar o presépio era o ritual que eu mais gostava. Íamos com o Avô buscar o musgo ao campo, e este era colocado em cestinhos que cada qual levava para depois ser distribuído pela mesa do presépio, onde juntos construíamos a nossa história do Natal, com imensas figurinhas.
A avó, a minha mãe e a minha tia preparavam as refeições e os doces, que eu adorava. Grandes quantidades de filhozes, belhozes, azevias de grão, arroz doce, pudim de mel, nógado... que saudades!
Na minha infância, o Pai Natal ainda cá não vinha. Quem trazia as prendas era o Menino Jesus, que descia na noite de Natal pela chaminé e deixava as prendas nos sapatinhos que lá tinhamos colocado antes de nos irmos deitar. Na manhã do Dia de Natal, mal nos levantávamos íamos logo ver as prendinhas, e ficávamos sempre tão felizes...
As prendinhas eram simbólicas, um chocolatinho, um brinquedo, uma medalhinha em ouro, mas sempre recebidas com sorrisos enormes e alegria.
O meu avô, o meu pai e a minha tia, já há algum tempo que nos deixaram. A minha avó sofreu um avc a semana passada e está hospitalizada. E é para ela que vai o meu melhor desejo este Natal.
Já não quero prendas, quero afectos, quero amor, quero carinho, quero ter sempre junto de mim quem eu mais amo nesta vida.
O meu Natal agora é feito de carinho, de ternura, e doces... FELIZ NATAL!!!

Pintura de Anne Mortimer




7 comentários:

  1. Que lindo teu texto! Tantas lembranças boas!

    Que tua avó melhore e que teu Natal seja lindo e feliz! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Um feliz Natal para ti e para os teus com todo o amor e paz que desejas. As melhoras do avô. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mana, lindo ler este texto que escreveste, este sim é o natal de que sempre me lembro, e sempre será um natal nos nossos corações, sem dúvida. Alguns dos nossos entes queridos já partiram, a nossa amada Avó está no hospital, mas tenho a Fé de que os nossos natais serão sempre especiais, desde que estejamos juntas e que as duas juntemos a família para celebrar o natal. O nosos natal é os laços que nos unem, o amor que temos uns aos outros, e isso sim, é o nosso natal!
    Adoro-te e juntas vamos enviar um lindo e carinhoso beijinho de natal à nossa querida Avó, para que ela recupere e melhore.
    Um Auspicioso e Iluminado Natal mana.
    Beijinhos de Estrelas cadentes.
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  4. Amiga querida, desejo com toda a força da minha alma que seus desejos se realizem.
    Sei que esta mais tristinha, mais espero que com suas doces lembranças, você tenha uma noite de natal feliz.
    Beijinhos de amizade.
    Lua

    ResponderEliminar
  5. Oi Lita...
    Voltei a minha infância ao ler seu post....Lindo...Adorei....Desculpa a ausência ...correria de fim de Ano...Mas não poderia deixar de passar aqui para agradecer por mais um ano que juntas estivemos compartilhando momentos de alegria. Espero que possamos no ano que se aproxima prosseguir compartilhando este carinho e amizade.
    Desejo do fundo do meu coração Um Feliz Natal com muito Amor, Paz , Saúde e muita Esperança...
    Beijos!
    San...

    ResponderEliminar
  6. Lita, o seu texto poderia ser meu. Cada palavrinha poderia ter sido escrita por mim.
    O Natal passou. Oxalá o novo ano seja generoso, a trate muito bem, receba muito carinho e concretize os seus sonhos.
    Beijo da Nina

    ResponderEliminar
  7. Feliz Dia de Natal.

    Desejo tudo de bom para o novo ano, 2013 traga realizações, semeado com paz e alegria.

    Ano Novo estamos todos juntos de novo!

    Bjs

    ResponderEliminar