Aqui, partilho afectos.
E escrevo o que penso, do que gosto, do que me inspira.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A construção da Torre Eiffel



Em 1884, os engenheiros Emile Nouguier e Maurice Koechlin, que trabalhavam na empresa do engenheiro francês Gustave Eiffel, tiveram a idéia de erguer uma torre muito alta. Eiffel aprovou o projecto, desenhado pelo arquitecto Stephen Sauvestre, e inscreveu-o num concurso do governo, que queria um monumento para marcar o centenário da Revolução Francesa, em 1889. Este projecto foi o vencedor.
O local escolhido para erguer o monumento foi perto do rio Sena, numa região de Paris onde ocorreria, em 1889, a Exposição Universal, uma grande feira internacional que reuniria as novidades científicas e culturais da época. A idéia era que a Torre Eiffel ficasse na "porta de entrada" da exposição e fosse apenas uma atracção temporária. Na primeira etapa da construção, iniciada em 28 de Janeiro de 1887, foi feita uma fundação de cimento, instalada num gigantesco buraco aberto alguns metros abaixo do nível do solo, sobre uma camada compacta de cascalho. Mais de uma centena de homens trabalhou no local durante cinco meses
Com a ajuda de andaimes de madeira, entre 150 e 300 operários, orientados por engenheiros veteranos, começaram a montar a estrutura de ferro fundido, peça por peça. Outra centena de metalúrgicos trabalhava numa fábrica forjando as 18 mil peças que iriam compor a torre. Em 21 meses a estrutura metálica de 10 mil toneladas estava pronta.
Em Março de 1889, a Torre Eiffel foi concluída. Com 300 metros de altura, tornou-se a maior construção do mundo, título que manteve até 1931, quando foi inaugurado o arranha-céus Empire State Building, em Nova York. O monumento transformou-se rapidamente num estrondoso sucesso e, nesse ano recebeu mais de 2 milhões de visitantes, e em vez de ser só a atracção temporária de uma Exposição, a Torre Eiffel conquistou um lugar definitivo no coração de Paris, dos franceses e do mundo.
 
 
Imagens retiradas da net
 
 

2 comentários:

  1. Que interessante....
    Ainda vou lá vê-la de perto... Linda!!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Estive lá o ano passado. Adorei subi-la até ao topo.

    Obrigada pela partilha da sua história.

    Beijos.

    ResponderEliminar