Aqui, partilho afectos.
E escrevo o que penso, do que gosto, do que me inspira.


quarta-feira, 20 de março de 2013

Já é Primavera


Segundo os cálculos da astronomia dá-se o nome de Equinócio da Primavera ao momento exacto em que tem início a estação da Primavera. A astronomia define então como Equinócio da Primavera o instante em que o Sol, assim como o visualizamos desde o planeta Terra, cruza o plano do equador celeste, isto é, a linha do equador terrestre que é projectada na esfera celeste. Quando este evento acontece em Março, chamamo-lo de Equinócio da Primavera, no hemisfério norte. No hemisfério sul, o Equinócio da Primavera acontece em Setembro.
Equinócio é uma palavra em latim que aglutina dois termos: “Aequus” significa igual e "nox", noite. O que quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas.
A chegada da Primavera marca o fim do Inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, e, em termos históricos escassez de comida. Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza.
Eu, adoro a Primavera! Adoro bom tempo, sol e, principalmente flores, muitas flores.
 
 
Pintura de Vidan

7 comentários:

  1. Olá Lita querida!
    Que texto lindo e esclarecedor, fiquei emocionada com seu carinho falando da doce e linda Primavera.
    Também adoro esta estação, ela tem sempre um perfume delicado e delicioso no ar.
    Até de olhos fechados trancados durante algum tempo longe de tudo quando sairmos e mesmo com vendas nos olhos saberemos que é |Primavera, seu cheiro é inconfundível e o som que ela produz na natureza também é peculiar da Primavera.
    Um grande beijo em seu coração e muito obrigada pelas doces palavras que seu coração escreveu em nosso Blog, pode ter certeza me fez muito feliz, beijinhos no coração sempre doce amiga.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Lita querida!!
    Eu também adoro a primavera! É a minha estação preferida.
    A alma da gente floresce junto com as flores é uma alegria colorida.
    Aqui o outono deu as caras com ares de inverno, chuva e friozinho.
    Beijos e uma linda primavera pra você!

    ResponderEliminar
  3. Também gosto. É pena que tenha vindo apenas dar um ar da sua graça!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Estamos aqui, no Brasil, começando o Outono, uma estação de transição que eu gosto, pois vamos deixando para trás dias muito quentes e com chuvas muito fortes.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Linda Primavera! Tudo de bom por aí! beijos,chica

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto da primavera...
    O que não gosto é da estação seguinte....
    Kkkkkkkkkkk
    Muito calor.... Rs
    Beijos e um bom dia!!!!

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro as estações de Outono e Primavera.

    Amiga,

    Ontem, e sempre, comemorou-se o Dia do Blogueiro.
    Parabens!

    Beijos

    ResponderEliminar