Aqui, partilho afectos.
E escrevo o que penso, do que gosto, do que me inspira.


quarta-feira, 22 de maio de 2013

O Chalet des Iles



Em Paris, à beira de um lago, em pleno coração do Bois de Vincennes, existe um restaurante singular: o “Chalet des iles”.
A história deste Chalet suíço remonta a 1847, quando o exército prussiano que estava instalado no Bois de Vincennes, foi expulso por Napoleão III, que o mandou limpar. Foi então arranjado por Adolphe Alphand e Gabriel Davioud, que criaram lagos artificiais e pequenas pontes, permitindo aos residentes, agradáveis passeios de domingo. A cidade de Paris fez posteriormente a aquisição do Chalet suíço para a Exposição Universal de 1867, que marcou o apogeu do Segundo Império. A cidade de Paris decidiu colocar o edifício precisamente na Ilha de Reuilly, tornando-o num kiosque onde se vendia limonada, e bolas de gelado, enquanto uma orquestra tocava no seu interior e, lá fora se jogava mini-golf.
Anos mais tarde, Jean-Michel Calvert e Jean-Baptiste Aubertin apaixonam-se por este Chalet e decidiram dar-lhe mais vida, num desafio que consistiu em conservar o seu ambiente acolhedor e bucólico, mas ao mesmo tempo com um toque contemporâneo, sublimado pela vista sobre os lagos e jardins, tornando-o um grande sucesso.
Este delicioso Chalet é, desde então, um restaurante elegante, naturalmente chic, com uma cozinha audaciosa inspirada nos pratos tradicionais franceses.

Le Chalet des Iles, Lac du Bois de Bologne, Paris




5 comentários:

  1. Lita, que lindo. Nossa. Não conhecia nem o lugar nem a história. Amei.

    Beijos e obrigada por compartilhar.

    Nanda

    ResponderEliminar
  2. Pela sua descrição e pela fotos deve ser um ótimo passeio ir visitar o Chalé.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Lita,

    Que lugar encantador para um almoço! Realmente bucólico e com identidade historica. Muito bonito!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Belo texto e imagens..acabo de me transportar para esse local.
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga
    Vim para lhe dizer que não me esqueci de ti, nem deste lindo cantinho, peço desculpas pelo meu silencio, mas tem sido por conta da vida, que em certas vezes nos pede um pouquinho de tempo para ela mesma. Vida que apesar de nos trazeres muitos desafios a desvendar, nos trazer a serenidade de te viver com muita alegria, paz e amor.
    Peço desculpas pelo recadinho montadinho, eu queria muito passar pelo seu cantinho para e ficar por mais tempinho e desfrutar do aroma deste lindo lugar, pode demorar um pouquinho, mas voltarei.
    Tenha uma linda tarde coberta de muita paz e Amor!
    Com carinho
    Abraço amigo
    Querida amiga se poder venha conhecer o meu site. http://www.mariaalicecerqueira.com.br/
    O meu muito Obrigado de todo o meu coração. Que Deus os abençoe!

    ResponderEliminar