Aqui, partilho afectos.
E escrevo o que penso, do que gosto, do que me inspira.


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A Rosa Lalande de Pomerol


Um dos meus grandes afectos, é sem dúvida a rosa. Adoro rosas, e fiquei maravilhada quando vi a notícia de uma rosa maravilhosa que acaba de ser criada por Georges Delbard numa vinha: a Rosa Lalande de Pomerol. 
Quem é conhecedor sabe que a rosa é uma aliada do vinho, ou mais exactamente, da vinha. Em França é comum a presença de rosas na maior parte das vinhas, e a razão é que ela desempenha um papel muito importante na qualidade da produção vinícola.
As roseiras nas vinhas fazem parte de uma já longa história. A sua cor determina a propriedade da parcela e facilita o trabalho dos trabalhadores sazonais. Mas as rosas servem também para proteger as vinhas das doenças. Sensíveis a doenças como o míldio ou o oídio, que podem dizimar uma boa parte da colheita, as rosas assinalam assim, com algum avanço, a chegada destas doenças, o que permite aos agricultores tratarem preventivamente as suas vinhas, e salvarem as uvas.
E numa vinha prestigiosa como Lalande de Pomerol, o colorido destas rosas dá-lhe um toque de classe, beleza e poesia.

A Rosa Lalande de Pomerol é uma rosa magnífica de um rosa profundo, incrívelmente luminosa, e delicadamente perfumada com notas frutadas de limão, manga ou ainda de frutos vermelhos, permitindo compor bouquets sublimes.


21 comentários:

  1. É muito bom quando se cria alguma coisa que fará o bem. Sendo uma rosa, então, isto é maravilhoso.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosa rosa e bom saber sobre ela! beijos,chica

    ResponderEliminar
  3. Eu amo rosas,sejam de qualquer cor.
    Parecem que estão sempre sorrindo para nós.
    Lindo texto amiga Lita.

    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Esta rosa é linda! Adorei saber sobre seu perfume frutado!
    Bjs
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  5. Olá amiga Lita,
    Lindo post! Muito interessante o seu texto. Gostei!
    Obrigada por partilhar seus conhecimentos.
    Que bela rosa, um encanto realmente. Adoro flores, todas elas me fascinam.
    Beijos. Tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante! Eu que vivo num país de vinho, jamais ouvira falar dessa associação.
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. As rosa são realmente divinas. Eu as cultivo também e sei o quanto são iluminadas! Belo blog, se permitir a seguirei! abração

    ResponderEliminar
  8. Que lindeza amiga Lita!
    Grata por partilhar. Não sabia desse tipo de rosa, e que maravilha os benefícios que ela traz aos vinhedos além da beleza.
    Gostei muito do post.

    Beijos e o meu carinho,

    Lis

    ResponderEliminar
  9. Querida amiga

    Ler palavras que nos toquem
    o coração,
    é como chegar as estrelas
    nos braços da luz.

    Que haja sempre em ti,
    tempo para estar a sós contigo
    para ouvir a música do teu coração...

    ResponderEliminar
  10. Adoro rosas, aqui em casa tem várias cores que minha mãe plantou, um presente que nos deixou!!!
    Linda de mais esta rosa Lalande de Pomerol Lita!

    Feliz aniversário atrasado mais cheio de carinho!! Desejo a vc muitas felicidades, amor e saúde!!

    Beijão

    Nanda Pezzi

    ResponderEliminar
  11. Olá querida Lita!
    Muito obrigada por sua doce visita.
    Voltarei em breve postar novos textos e poesias e visitar cada um de vocês, grande beijo em seu coração.

    ResponderEliminar
  12. Com todos os obstáculos que a vida nos prepara,
    consigo superar as barreiras e passar a ter esperança ,
    que tudo poderá ser melhor.
    È muito bom ter alguém especial como você,
    uma amizade , que posso contar sempre ,
    que for preciso.
    Que ,Deus não permita , que venha perder a
    alegria de viver.
    Que , eu possa ser benção
    na vida de todos ,
    que nossa amizade seja
    pra sempre baseada na fé e no amor.
    Um abençoado final de semana.
    Beijos no coração e afagos na sua alma.
    Evanir..

    ResponderEliminar
  13. Boa noite querida, lindo seu blog, vem me visitar, se gostar do meu blog e quiser me seguir, te seguirei de volta, deixa o seu link, tenha uma linda semana abençoado por Deus, beijinhos!
    http://pontocruzdasamsara.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. Sem dúvida alguma é uma rosa magnifica!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  15. Desconhecia totalmente!

    Obrigada pela partilha.

    Adoro rosas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Adoro as rosas. Os formatos, as cores e os perfumes. Dar um bouquet de rosas é um presente muito delicados. Planta-las e ver nascerem é simplesmente fantastico.

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Querida Lita,
    Comentei na semana passada este post mas para minha surpresa vi que não está aqui o meu comentário... Que pena, coisas da net...
    Gostei muito desse post e dessas lindas rosas. Grata por partilhar essa "curiosidade".
    Sou muito grata por seu carinho, querida. Aqui e lá. Fico sempre feliz em tê-la por perto.
    Beijos,
    Lis

    ResponderEliminar
  18. Lita, adoro rosas! por serem as minhas flores preferidas tenho algumas muito lindas a que tiro fotos em maio, quando elas vêm em plena força.. No post da semana passada pus umas fotos. Mas por vezes degeneram porque a genética foge para a verdade. Gostei de saber esse pormenor.Beijinho grande

    ResponderEliminar
  19. As rosas são belas demais para serem ignoradas. Quando ninguém repara na sua beleza vem o perfume despertar a atenção.
    Tenho algumas variedades e gosto de todas. Ainda quero encontrar mais para encher a nossa casa de perfume de Deus e de Paz

    ResponderEliminar
  20. Eu amo rosas, temos em nosso quintal, 25 roseiras lindas.
    Não conhecia o poder das rosas nas vinhas, achei super interessante e lembrei que quando eu era criança meu pai plantou roseiras pertinho das parreiras de uvas, hoje soube por que.
    Adorei, bjs sempre em seu coração.

    ResponderEliminar