Aqui, partilho afectos.
E escrevo o que penso, do que gosto, do que me inspira.


sexta-feira, 7 de março de 2014

As tulipas


As tulipas começaram a ser cultivadas no Império Otomano (actual Turquia), e foram levadas para a Holanda no século XVI. Quando Carolus Clusius escreveu o primeiro grande livro sobre tulipas, em 1592, estas tornaram-se  tão populares que os bolbos eram frequentemente roubados do seu jardim. Essa flor curvilínea e colorida cresceu junto com a Era de Ouro da Holanda e tornou-se popular em pinturas e festivais. Em meados do século XVII, as tulipas eram tão importantes que criaram a primeira bolha económica, chamada "tulipomania". À medida que as pessoas compravam bolbos, eles tornaram-se tão caros que passaram a ser usados como moeda, até que o mercado quebrou.
Hoje em dia, a Holanda ainda é conhecida pelas suas tulipas, sendo chamada carinhosamente a "floricultora do mundo". As flores são cultivadas em grandes e coloridos campos, e há vários festivais de tulipas em todo o país na primavera, quando os bolbos começam a florescer.
Todos os anos, os cultivadores de tulipas holandeses constroem um enorme jardim com dezenas de milhares de tulipas na Praça Dam, em Amsterdam, que se transforma,  assim, num mar de cores, onde milhares de pessoas vêm para colher um bouquet gratuito de flores. Este evento festivo define a estação de tulipas. A estação das tulipas é o período de janeiro até o final de abril quando a maioria das variedades de tulipas fica disponível nos floristas, supermercados e floriculturas. Milhares de variedades de tulipas em todas as cores do arco-íris saem da Holanda para vasos de todo o mundo. Como resultado, as tulipas tornaram-se a verdadeira flor-símbolo da Holanda.








3 comentários:

  1. São lindas as tulipas. Bom saber mais sobre elas! beijos e lindo e feliz dia das Mulheres amanhã! chica

    ResponderEliminar
  2. Que colorido mais lindo tem as Tulipas amiga Lita.
    Imagens maravilhosas.
    Bjs e um feliz dia Internacional da Mulher.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar

  3. Gocemos de las pequeñas cosas que la vida nos ofrece;
    para encontrar la verdadera felicidad
    no necesitamos ser ricos o poseer grandes bienes,
    sólo necesitamos tener riqueza en el corazón
    y llenarlo con cosas positivas.

    Bendiciones en abundancia para ti
    y para toda tu familia en esta bella
    y esplendida semana que hoy comienza.


    Un abrazo de felicidad para ver el horizonte
    con la consabida ilusión y apertura de ilusiones.


    Atte.
    María Del Carmen




    ResponderEliminar