Aqui, partilho afectos.
E escrevo o que penso, do que gosto, do que me inspira.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro


Por decisão da UNESCO, o Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.
A ideia da comemoração teve origem na Catalunha. A 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.


Pintura de Scott Mattlin

13 comentários:

  1. Uma linda tradição!Aqui não vemos! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga Lita..
    Adorei saber um pouco mais sobre o dia mundial do livro.
    Como seria bom se todos pudessem comprar um livro e tê-lo
    como acompanhante em sua cabeceira de cama.
    bjs
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia o motivo da escolha da data do dia do livro.

    Obrigada pela partilha.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. O dia do livro deveria ser mais divulgado no Brasil. Uma rosa por um livro...Gostei muito!
    Beijos,
    Élys.

    ResponderEliminar
  5. Lita amiga bom saber que hoje é dia mundial do livro, adorei !!!, linda imagem, bjs com carinho, Ana ♥...

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia a existência deste dia especial.
    Obrigado pela partilha, irei guardar a referência para o próximo ano.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Olá Mana, sabes só tive pena de não termos encontrado nenhum livro, mas para o ano vamos à procura! Vim dizer-te que tenho um prêmio lá no TapeteColorido para ti. Porque és especial, porque te adoro, e porque és a melhor mana do mundo e porque sim.
    Beijinhos de Luz no teu coração!
    Ana Maria

    ResponderEliminar


  8. Hoy como es sábado debo comenzar deseando
    que pases un maravilloso y genial fin de semana!!

    Pero es diferente, a pesar de haber estado de viaje
    unos días he regresado a tiempo para celebrar
    en el día correcto el cumpleaños de La gata coqueta,
    pudiendo reunirme contigo en familia para brindar.

    Eres la casualidad más bonita que ha llegado a mi vida
    y te invito a que me acompañes en este acontecimiento.

    Siento una inmensa satisfacción al recordar todo
    el cariño recibido durante estos seis años, salpicados
    por la felicidad compartida, dibujando en el horizonte
    del alba un paisaje muy difícil de mostrar con palabras.

    Si plantamos una semilla de amistad
    recogeremos un ramo de felicidad…

    Y si por un casual no puedes acercarte,
    te dejo el enlace para que tengas este detalle
    hecho con mucha ternura como
    recuerdo de este fantástico día.
    http://dc617.4shared.com/img/2NYeExqWba/s7/1459ab24ea0/
    Gato_Cumpleaos.jpg?async&rand=0.7479251901857024

    ¡¡Gracias por tenderme la mano de la amistad!!

    Atte.
    María Del Carmen


    ResponderEliminar
  9. Querida amiga, eu vim agradecer a sua doce presença em meu cantinho!
    Obrigada pelo carinho de sua presença e amizade!
    Por favor, me perdoe o copia e cola, é que no momento estou muito sem tempo para deixar aquele recadinho especial.
    Hoje sou portadora de uma linda noticia.
    Eu e meu marido somos avós, Ligia a nossa netinha nasceu ontem ás 6 h.3º da manhã.
    Nasceu de 7 para 8 meses, mas com a graça de Deus ela está bem e a minha nora tmaém!
    Um maravilhoso fim de semana para você.
    Abraço amigo
    Maria Alice


    ResponderEliminar
  10. Querida amiga, eu vim agradecer a sua doce presença em meu cantinho!
    Obrigada pelo carinho de sua presença e amizade!
    Por favor, me perdoe o copia e cola, é que no momento estou muito sem tempo para deixar aquele recadinho especial.
    Hoje sou portadora de uma linda noticia.
    Eu e meu marido somos avós, Ligia a nossa netinha nasceu ontem ás 6 h.3º da manhã.
    Nasceu de 7 para 8 meses, mas com a graça de Deus ela está bem e a minha nora tmaém!
    Um maravilhoso fim de semana para você.
    Abraço amigo
    Maria Alice


    ResponderEliminar
  11. Hoje existe um dia para tudo. O dia do livro deveria ser todos os dias.
    Penso que as boas leituras tornam as nossas vidas melhores e mais úteis.
    Quem não lê será como um cego que não vê as cores da Natureza.

    ResponderEliminar
  12. Linda esta tradição, me ecantou, podia ser assim aqui no Brasil também, vou contar paa meus amigos livreiros, quem sabe ano que vem isso aconteça aqui também.
    Um abraço querida amiga.

    ResponderEliminar