Aqui, partilho afectos.
E escrevo o que penso, do que gosto, do que me inspira.


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Notícias da Blanche


Os anos passaram, e de repente, a minha gatinha começou a apresentar comportamentos diferentes, que nos fez perceber que efectivamente está velhinha. Como sabem, a minha gatinha Blanche fez 20 anos em Fevereiro, e apesar de ter tido sempre saúde, comida de qualidade, carinho e muito amor, já se começa a notar bastante o peso da idade. O envelhecimento chegou com algumas alterações comportamentais e fisiológicas, que geraram a necessidade de algumas mudanças no quotidiano, para lhe garantir uma boa qualidade de vida.

Na parte comportamental, a partir dos 20 anos, já começaram a ser notadas alterações no seu modo de agir, tornando-se ainda mais selectiva com a alimentação. Também começou a ficar menos activa, e sem aptidão para as escaladas e excursões a lugares altos. A higiene também começou a ficar comprometida e, por isso, a ter escovagens mais frequentes para a fazer sentir-se limpa e mais confortável. 
Actualmente já apresenta sintomas da chamada Síndrome da Disfunção Cognitiva ou Doença de Alzheimer dos animais, que se caracteriza por alterações na capacidade cognitiva, que se vai deteriorando. A Blanche às vezes já não sabe onde está, confunde-se nos corredores de casa e já esqueceu algumas coisas que aprendeu durante a vida. Passou a interagir menos connosco, embora vocalize mais do que era habitual. 
Tentamos por todos os meios fazer com que se sinta feliz, e nunca esquecemos que aquela gatinha fofa e activa de antigamente, merece muita atenção, carinho e ainda mais cuidados nesta fase da vida. Esta é uma forma de retribuirmos todas as alegrias e bons momentos passados ao longo de 20 anos ao lado da nossa querida Blanche.

6 comentários:

  1. Que lindo o carinho que ha entre vocês e ela. É bem assim mesmo! Eles merecem nosso respeito! Cuidados até o fim, que sempre dói tanto! bjs, chica e tudo de bom pra ela!

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que o Alzheimer ataca também animais.
    Doença muito triste amiga Lita.
    bjs e bjinhos para Blanche.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  3. Nossa quanta modificação na vida da Blanche, ele é tão linda e me parece tão carinhosa, um bj grande p/ vcs e uma tarde abençoada, Ana ♥...

    ResponderEliminar
  4. Mana, a minha sobrinha Blanche é muito resistente e forte, eu sei que ela já é muito velhinha mesmo para um gato, mas ela tem mesmo sete vidas, a danadinha. Com tanto amor e carinho que lhe dás ainda vai ficar por cá muito tempo. As melhoras da Blanche.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  5. Sinto muito amiga, aproveite cada minuto com sua Blanche e tnha certeza que ela ainda lhe dará muitas alegrias.
    Um abraço amiga querida.

    ResponderEliminar
  6. Tadinha da Blanche! Ainda bem que ela tem vcs para cuidar dela com todo carinho! Meu gatinho está com 9 anos e espero que viva bastante tb! bjs,

    ResponderEliminar